Imagem capa - Madrinhas de Casamento - Quem escolher? por HevelynGontijo

Madrinhas de Casamento - Quem escolher?




Depois de decidir quem será o noivo, uma das decisões mais importantes a ser tomadas pelos noivos é quem serão os padrinhos e madrinhas de casamento. Mas para que a escolha seja certeira o primeiro passo é entender o que é apadrinhar um casamento.  E se você teve a honra de ser escolhida como madrinha de algum casamento, segue algumas dicas que irão fazer com que você seja “a” madrinha de casamento!

Para noivos: Quem escolher?

O Ideal é que sejam pessoas realmente próximas do casal e que os conheçam muito bem. Não é escolher aqueles parentes distantes com uma situação financeira aparentemente melhor pensando em um bom presente como uma noiva que há um tempo atrás ficou bem conhecida na internet por ter publicado em uma rede social que achava um absurdo os padrinhos terem dado um presente de apenas R$ 500,00 para o casal.

Apadrinhar um casamento é ter a responsabilidade de ajudar o casal a cumprir todas as promessas que fizeram no altar. Seja por motivos religiosos ou civis os padrinhos são quem testemunham a união perante a sociedade. Portanto a responsabilidade é grande. Escolha com prudência e tenha a certeza de que serão pessoas que apoiarão e darão suporte a união de vocês muito além do dia do sim.

Para os padrinhos e madrinhas: O que fazer?

Apadrinhar um casamento significa ter um lugar de destaque no dia da cerimonia e o mais importante no dia a dia do casal antes e depois do casamento. Portanto se teve a honra de ser convidado para tal responsabilidade, segue algumas dicas valiosas:

Padrinhos: Organizar a despedida de solteiro do noivo. Na cerimónia deve ajudar o noivo no que ele necessitar. Deve ajudar o noivo a chegar à cerimónia no horário marcado. No caso de não terem um cerimonial, este papel pode ficar para o padrinho, ajudando os convidados a tomar os seus lugares. Se o padrinho for o responsável pelas alianças, coloca-se ao lado direito do noivo, entregando-lhena hora certa. Na recepção do casamento, o padrinho pode fazer um pequeno discurso, desde que seja combinado ao menos com o cerimonial,  com um pouco de humor, mas jamais deve dizer algo de mau gosto. Aproveite para fazer um brinde aos noivos, e nunca se esquecer de mencionar o quão bela a noiva está. Caso haja mais de um padrinho e você queira propor um brinde e um discurso, fale com os outros padrinhos sobre isso e combinem quem irá falar. É também de sua responsabilidade decorar o carro de saída dos noivos e o quarto da noite de núpcias; isto se os noivos não viajarem nessa noite. Combine todos esses detalhes com o noivo previamente para o consentimento dos mesmos ok.



Madrinhas: Estar ao lado da noiva durante os preparativos do casamento: oferecer ajuda, perguntar se quer que acompanhe na escolha do vestido de noiva, saber escutar, opinar, emprestar o ombro amigo para as horas de desespero e os sorrisos sempre. Organizar o chá de cozinha (chá bar, chá de lingerie… o que a noiva tiver escolhido). Ajudar caso a noiva tenha muitos convidados de fora da cidade, os recepcionando e assegurando que tenham informações sobre a cidade, onde se hospedar, como chegar ao casamento.  Comparecer ao ensaio da cerimônia, se houver. No dia do casamento, verificar se a noiva precisa de ajuda para se vestir ou para buscar o buquê e levar até o local em que a noiva estiver se arrumando – ou mesmo se a noiva quer companhia para passar o dia da noiva juntas!  Chegar cedo ao local da cerimônia para receber as instruções da assessoria do casamento sobre a ordem de entrada dos padrinhos, localização no altar, etc.  Fazer algum discurso na cerimônia ou festa, caso tenha sido combinado com a noiva. Durante a festa, se divertir com a noiva, mas também estar atenta à ela: oferecer água, providenciar retoque no batom, ver se roupa e cabelo estão perfeitos. Durante a recepção deve dançar com o padrinho, e ajudá-lo na decoração do carro de saída dos noivos e na decoração do quarto da noite de núpcias, bem como ajudar a noiva em todas as situações mais complicadas. A madrinha deve assumir o seu papel, estando sempre atenta e disposta a ajudar a noiva e nunca se distrair pensando só em si. E se quiser fechar com chave de ouro, pode ainda oferecer ajuda no retorno da lua de mel para organizar os presentes ou mesmo fechar os envelopes e enviar os cartões de agradecimento aos Correios.

A lista de tarefas dos padrinhos não é pequena, mas é muito prazerosa! Quanto ao presente, acredito que o melhor que pode se fazer é estar presente nesses momentos de preparação e durante a cerimonia, no entanto, há uma expectativa de que os presentes dos padrinhos sejam melhores. Faça o seu melhor, mas dentro do seu limite financeiro, se você não conhecer o seu par no apadrinhamento do casal, converse com ele antes e decidam juntos se darão um presente em conjunto ou separados. Mas padrinhos, não se esqueçam, ajudar os noivos nos detalhes, e estarem prontos para ajuda-los é o que ficará na lembrança do casal. E noivos, não se esqueçam de uma lembrancinha em agradecimento aos padrinhos!

O post Madrinhas de casamento – Quem escolher? apareceu primeiro em Hevelyn Gontijo.